Jogos Vorazes - A esperança - Suzanne Collins - Rocco

22 de fevereiro de 2013

Oi gente ;D Muitos aqui já conhecem a trilogia de Jogos Vorazes. Eu confesso que achei toda a trilogia perfeita, li os três em um final de semana. Mas para quem ainda não conhece vamos as apresentações?

Esse terceiro livro começa com a saída de Katniss como uma das sobreviventes dos Jogos Vorazes, pela segunda vez é claro. Katniss é resgatada pelos rebeldes do 13º distrito que finalmente resolveram aparecer. Aos poucos Katniss vai descobrindo tudo o que aconteceu no tempo em que ela esteve na arena. Seu distrito não existe mais, foi completamente destruído. Sua mãe, sua irmã e Gale, já se encontram no Distrito 13, encaixados em suas funções. Sim eles tem funções, no novo distrito todos eles são controlados, é tudo regulado, organizado, até a comida é dividida. 

É nesse momento em que você se pergunta " E o Peeta ? "
Peeta por sua vez foi feito refém pela Capital, passa a aparecer na televisão afirmando que Katniss está fora de controle e que ela deve se entregar à Capital. Oi? Sim ao que tudo indica ele está sendo controlado pela Capital. Ao longo do livro Katniss, junto com os rebeldes do 13º, organiza um plano para resgatar Peeta. O plano aparentemente dá certo, o que todos não esperavam era que Peeta estivesse um pouco fora de si devido as intervenções que sofreu, e de fato estivesse odiando Katniss. Ela passará por poucas e boas até conquistar sua confiança novamente.

Katniss mais do que nunca precisa assumir a sua imagem de TORDO, e levar a esperança para todos os rebeldes de Panem. Ela terá que mais uma vez enfrentar a capital com garra, força e honra. E para isso ela contará com todos da sua família e amigos. Mas nem sempre as coisas saem como desejado, e as vezes perdemos aqueles que mais amamos não é?

Bom gente, dos três livros de jogos vorazes, esse foi o que teve mais aventura, ação. Ao longo do livro, a autora nos mostra detalhes do 13º distrito, conta a história de como eles se mantiveram escondidos por todo esse tempo, como se organizaram para criar uma fortaleza e se voltar contra a capital. Enfim, ao meu ver ela não deixou pontas soltas. 

Tudo o que o Peeta passa nas mãos da Capital, que o leva a ficar fora de si, é explicado, narrado pela autora. As investidas dos rebeldes conta a capital é toda muito bem descrita, detalhe por detalhe. 

O livro é muito bom, eu senti falta de um romance entre a Katniss e o Peeta, mas acho que não combinaria com a essência do livro. A narrativa é maravilhosa, muito envolvente, flui rapidamente, em instantes você já está no final do livro e nem se deu conta. Eu particularmente não gostei do final, ela perde uma pessoa muito importante ;/ E eu chorei horrores. Mas nem o final conseguiu estragar o enredo maravilhoso.

Sinceramente eu não gosto quando uma saga acaba, fico me sentindo muito orfã. E agora escrevendo essa resenha, sinto que terei que reler o livro, pois já estou com saudade.



Por hoje é só,
Beijos,
Fernanda.
47 Blogger
Facebook

47 comentários

  1. Oie Fernanda =)
    Prazer, ainda não li essa série, apesar de está muito ansiosa e curiosa, mas sou dessas pessoas que ler série só quando tem todos livros, ainda bem que a série está completa só me falta R$ para compra-la rsrs contudo farei isso em breve.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  2. OOi Fer, já conheçia a trilogia da autora, mas ainda n li nenhum dos livros :/ :/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!!! Adorei sua resenha!!! Já li os 3 livros e como vc devorei os 3 em menos de 72 horas!!! kkkk Tbm gostei mais de Espqrança, foi um final já esperado neh? Mas eu queria algo que me surpreendesse... enfim, adoro a serie e estou louca pra ver os filmes que virão!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Esse realmente foi um livro para chorar. A trilogia é SENSACIONAL, o final não foi tão surpreendente assim, pelo menos não para mim. Mas eu não esperava que tal personagem morresse. Me senti órfã tbm. A Collins escreve tão bem, que qd vc percebe vc tá terminando o último livro e chorando pelos acontecimentos. Agora é esperar para assistir os filmes e ver se é tão bom qt os livros. =)

    ResponderExcluir
  5. Uma trilogia SENSACIONAL, chorei horrores nesse livro. O final não foi tão surpreendente, pelo menos não para mim; só não gostei que tal personagem morresse. Ao terminar me senti órfã tbm. Agora é esperar e ver se os filmes serão tão bons quantos os livro. Pelo menos o primeiro foi bom =)

    P.S.: posso dizer que mesmo depois de chorar o gato me fez dá uma risadinha =)

    ResponderExcluir
  6. Até agora só li o "Jogos Vorazes", e posso dizer que é um dos meus livros favoritos. Super ansioso pra terminar de ler essa trilogia. Só terei que reler o primeiro, pois faz mais de um ano que o li, e terei que relembrar os mínimos detalhes pra continuar a trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tanta estória assim e vc leu em UM FINAL DE SEMANA?!
    Agora eu acredito que a trilogia deve ser maravilhosa mesmo ;D

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, não li nenhum livro da trilogia, então só dei uma olhada por cima pra não correr o risco de ver algum spoiler, pois pretendo começar a ler o 1º livro...
    Mas, que bom que você gostou, dá pra perceber que a leitura prende mesmo pela rapidez com que você leu! :)

    @eraanapaula
    Claudia F.
    Palavras (In)certas

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha, preciso terminar essa serie.
    Também fico meio carente quando a serie termina mas faz parte né!!!????
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu sofri muito nesse livro por causa do Peeta, ele foi minha paixão literária mais forte e até hoje quando eu penso nele eu suspiro. Esse livro foi bem mais violento que os outros, mas foi muito bacana. Pretendo reler em breve a trilogia.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. gostei da resenha ahuashuhu apesar de odiar essa trilogia amiga
    de verdade não curto nada de jogos vorazes xp

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar na trilogia, mas nunca tinha lido, pretendo ler um dia, parece ser bem legal :)

    ResponderExcluir
  13. Carambaaa
    Esse livro tem cara de que é O livro da trilogia, ainda não li nenhum, mas pretendo ler todos *-* Gostei da ideia de o livro não ter um romance justamente para não ficar diferente da essência do livro, acho que vou amar ele *-* Adorei a resenha...

    ResponderExcluir
  14. Já tenho Jogos Vorazes, em casa, mas como muitos dizem que o livro é otimo quero esperar um pouco para le-lo pelo menos ate ter os outros dois livros da série, espero achar tao bom o livro quanto vc achou :)

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti ao filme de Jogos Vorazes mas ainda não li nenhum livro da série. Queo muito ler a série toda. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Dizem coisas ótimas sobre a série, mas ainda não me deu vontade de ler.. nem o filme ñ vi ainda.

    ResponderExcluir
  17. Tenho vontade de assistir ao filme, quanto ao livro ainda não sei se quero ler. Parece bom, mas tenho outros acima na minha listinha de desejos!

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkk eu também me sinto órfã! Desse trilogia então.... aiai...
    Eu amei de mais, ai fica mais difícil a despedida.

    ResponderExcluir
  19. Até agora só vi o filme Jogos Vorazes e não li nenhum livro da trilogia, snif! Mas ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, queria muito ler está trilogia, porém ainda não tive oportunidade ):

    ResponderExcluir
  21. Também chorei horrores ): não gostei muito desse livro, dos três ainda prefiro o segundo. Também não gostei muito do final.

    ResponderExcluir
  22. Dos comentários que já li, esse é o volume que menos agradou ao pessoal...

    ResponderExcluir
  23. Nem vi o filme do primeiro livro,fico perdida com os termos como Capital,Tordo,Panem...
    Me anima ver que a trilogia não decepcionou,acompanhar uma série para ter um final fraco é tão frustante.

    ResponderExcluir
  24. Nem vi o filme do primeiro livro,fico perdida com os termos como Capital,Tordo,Panem...
    Me anima ver que a trilogia não decepcionou,acompanhar uma série para ter um final fraco é tão frustante.

    ResponderExcluir
  25. Esse eh um dos proximos livros de leitura que esta na fila. Adoro essa trilogia, todos os livros sao perfeitos. Espero gostar tanto assim de A Esperanca tambem.

    ResponderExcluir
  26. Adoro a história de Jogoz Vorazes e o meu livro preferido da trilogia é o Em Chamas. Já o livro Esperança foi amado e odiado por mim, pq não gostei do começo e do final. A autora não deixa pontas soltas em relação ao distrito 13 e o país Panem, mas o começo foi um pouco monótono e acho que só eu era Team Gale!! kkkkkkk
    O final partiu meu coração, chorei um pouco também!!

    ResponderExcluir
  27. A Esperança foi o que eu menos gostei D: Adorei, sim, mas esperava bem mais! Mas chorei no fim, só para variar um pouco...

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. desculpa não ler toda a resenha, mas como parei no segundo livro
    não queria perder a surpresa do ultimo livro ^^
    Adorei o primeiro livro e só parei de ler por causa da faculdade
    depois fui comprando outros livros e vergonhosamente deixei a trilogia de lado!!!
    Mas é minha meta este ano ler os dois últimos, espero conseguir ^^

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li nenhum pq nao gosto de ler livro em época de modinha kkkkkkkk mas vou ler mais pra frente

    ResponderExcluir
  30. ainda esta nos meus desejados, acho que gostei basatnte da sua resenha e fiquei afim de ler, bem intreigante

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada pela triologia, gostei tanto da Esperança quanto gostei dos outros, mas meu preferido é Em Chamas e obviamente no final da Esperança eu chorei muito.

    ResponderExcluir
  32. Bem, eu já li toda a trilogia.
    Gostei muito do primeiro livro, Jogos Vorazes, e A Esperança foi melhor do que Em Chamas pra mim. Não gostei muito do final de A Esperança, pois achei que a autora deu um desfecho rápido demais depois de enrolar durante praticamente os 3 livros... Mas enfim, é uma ótima trilogia.

    ResponderExcluir
  33. Li a resenha com o coração apertado porque ainda nem li o primeiro livro, apenas assisti o filme. Quando eu puder pegar emprestado, vou fazer questão de ler. Essa série tá bombando!

    ResponderExcluir
  34. Jogos Vorazes é outro livro que nunca li/filme que nunca vi, não tive vontade seila. Não tenho muita vontade de ler modinhas geralmente, salvo Nicholas Sparks. e oq ja te falei sobre distopias
    mas acho que eu vou procurar ler mais sobre, ótima resenha

    ResponderExcluir
  35. Oi Fernanda... vejo que gostou muito da trilogia!
    Gostei da sua resenha, transmitiu informações relevantes sobre o livro, sem revelar os grandes acontecimentos.
    Eu me decepcionei muito com esse livro, como você disse ele é o que mais contém ação... mas acho que a autora conseguiu estragar toda a história com o final que ela escolheu.

    ResponderExcluir
  36. Sei lá...
    Esse dos 3 livros foi o que eu menos gostei.
    Tudo bem que tem ação e tudo o mais mas eu não gostei do modo como o romance foi conduzido.
    Enfim, não vou falar d+ senão solto spoilers por aqui.

    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Concordo com a garota acima.Também é meu menos preferido da trilogia.

    ResponderExcluir
  38. Li apenas Jogos Vorazes, que por sinal adorei. Fiquei contente por saber que livro final, corrspondem as expectativas e lamento que você não tenha gostado do final.


    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. A "Esperança" é um dos meus favoritos entre a trilogia , talvez por ser Tean Gale , é no ultimo livro que ele aparece mais ...

    Gostei de ler sua resenha e saber sua opiniao . Beijinhos

    Daniele Nhasser autora de "Amor,és real"

    ResponderExcluir
  40. Eu amei essa resenha http://decididaamudar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. esse livro é muito bem, amei ele...concordo com vc acho que a trilogia merecia um final melhor...depois de tudo que a Ketniss e o peeta passaram eles mereciam mais, eu esperava um final melhor....mas fora isso jogos vorazes é umas das melhores distopias que eu ja li. amei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  42. Ameei a sua resenha... Realmente esse livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  43. Essa foi uma das melhores resenha que li do livro.. Apesar de alguns spoiler, não me importei já que eu li esse livro a algum tempo. rsrsr Sou mega fã da trilogia THG e como você chorei feito criançona com o final do livro também. Mas no final de qualquer guerra sempre tem as suas consequências. Visita meu blog.. tem sorteios bem legais, inclusive um com um kit de mimos dos Jogos Vorazes http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. ah eu amei jogos vorazes, gostei muito de a esperança apesar de nao ser o meu preferido da trilogia pq não gostei muito do final que a autora deu pro livro acho que a ketniss e o peeta mereciam um final mais romântico. gostei mito da resenha

    ResponderExcluir
  45. Muito bom esse livro, só não gostei quando foi chegando pro final, teve umas mortes desnecessárias e perdeu um pouco o ritmo, mas levando em conta tudo é um ótimo final, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  46. Eu li toda a trilogia em uma semana, isso significa que o ela me pegou.
    A esperança é muito boa não sei dizer qual é o melhor dentre os três, mas eu realmente gosto do último.

    ResponderExcluir
  47. Perfeito? Maravilhoso? OMG, agora que estou mais louco para continuar a historia de Jogos Vorazes, adorei a resenha, até porque explicou muito bem a continuação, sem spoilers, Jogos Vorazes esta sendo uma das melhores historias atualmente, estou amando, amo isso, é como se fosse um bbb -n rsss, muito bom! Quero ler!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D